segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dicas para acampamentos

Montagem da Barraca

Na hora de montar a barraca procure sempre um lugar mais plano e procure observar se não é passagem de água (dreno natural) de uma possível chuva forte. A dica é verificar se o chão está seco e firme. Se você não conhece o lugar aonde vai acampar, explore-o.
Se você quer montar o equipo próximo de algum rio, riachos e córregos, evite próximo a margem, pois eventualmente o nível d’água pode subir.
Se seu equipamento tem problemas com entrada de água, mantenha suas coisas dentro de sacos plásticos, manterá tudo mais organizado no interior da barraca e se o pior acontecer, suas coisas permanecerão secas.
Acampar embaixo de árvores reduz a ação da chuva e do sol, além de oferecer uma temperatura mais amena nas horas mais quentes do dia, mais evite árvores mais velhas e secas porque com vento forte pode deslocar algum galho e cair em cima do equipamento. Acampar dentro da mata fechada também não é muito indicado pela umidade e incidência maior de insetos.
Mantenha a barraca sempre fechada, e utilize a porta mosquiteiro para facilitar a refrigeração. Evite deixar restos de alimentos expostos e sempre jogue o lixo em local adequado para isso. Ao se ausentar do Camping não esqueça de fechar a porta principal / sobreteto.

Tipos de Barracas

BASICAMENTE EXISTEM TRÊS TIPOS DE BARRACAS:
- Tipo Canadense: possui formato triangular, geralmente tem armação de aço (ferro). Bastante durável, é mais é pesada para ser levada nas costas em longas caminhadas.
- Tipo Estrutural: (ou Bangalô), formato mais quadrado com divisões de quarto e espaço para improvisar a cozinha, parecido a uma casa. Ideal para famílias, mas é bem pesada por ser feita em tecido tipo lona e armação de aço (ferro), são barracas acima de 20 kg. Seu uso fica restrito a acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua montagem e desmontagem são mais trabalhosas.
- Tipo Iglu: a mais utilizada atualmente. Possui vários modelos, sua armação são de fibra de vidro (existe também em alumínio), feitas em nylon (e variações). Bastante leve e prática, perde em durabilidade para as outras duas. Com modelos versáteis, são ideais para prática de trekikng, bivaque, e caminhadas mais longas. Possui também modelos com quartos separados para um camping mais familiar. Na hora de comprar sua iglu prefira as que possuem duplo teto, tendo o sobreteto integral até o chão para evitar passar umidade para o quarto. Na escolha de barracas mono-teto observe o tecido, tem que ser impermeabilizado e com ótima refrigeração (entrada de ar), pois esses modelos costumam condensar, por causa da troca de temperatura interna-externa e causa o efeito "chove dentro" que é bem indigesto. Querendo gastar um pouco mais compre as com costuras seladas, se você acampa em Regiões com fortes chuvas.
    

O que levar?

ROUPAS: íntimas, pijamas e para o dia-a-dia. Essas devem ser , preferencialmente, de tecidos sintéticos, que secam rápidos e permitem a evaporação do suor. Em lugares frios opte por várias camadas de roupas para tirá-las conforme a temperatura subir. Não esqueça o biquíni ou o calção.
MAPAS E ROTEIRO: Não saia sem instrumentos de localização, nem desprovidos de um roteiro básico com os lugares por onde você pretende passar. Guias também são úteis e, se a aventura for maior, leve pequena bússola.
KIT DE PRIMEIRO-SOCORROS: deve Ter no mínimo, algodão, gaze, esparadrapo, tesoura, anti-séptico, analgésico e antitérmico. Outros itens devem ser escolhidos de acordo com suas necessidades pessoais e com tipo de viagem.
CALÇADO PARA CAMINHADA: o tênis é sempre uma ótima opção para caminhadas, se for novo é bom ser amaciado antes do uso (usando no dia a dia antes de enfrentar uma caminhada / acampamento. Leve várias meias para trocar.
OUTROS: chapéu ou boné, canivete, lanterna, pilhas, repelente, protetor solar e labial, creme hidratante, complemento energéticos (barra de cereais, frutas secas, etc.).
LANTERNAS
Um equipamento imprescindível para se levar, mesmo que o Camping aonde você for tenha iluminação.
Existem vários modelos para iluminação, de mão, de cabeça, de teto, tipo lampião, foco regulável, e assim por diante.
As de cabeça tem a praticidade de ficar sempre com as mãos livres, excelente para arrumar a bagagem. O conselho é comprá-la resistente a água, pode-se sair na chuva, caminhar nos rios, entrar em cavernas e tudo mais. Tem a opção de 4 pilhas, 2 pilhas, 3 pilhas, mas não se pode esquecer: o que é bom por um lado é ruim para o outro, quanto maior o numero de pilhas maior a durabilidade, mas também o peso. Já existem modelos que utilizam LED (Light Emission Diod) - semi-condutor de luz a frio, iluminam bem e são super econômicas na hora do consumo de pilhas.
Os modelos de mão também requerem uma atenção na hora de comprar. Se você for com o objetivo de acompanhar um grupo, lanterna comunitária, vale comprar aquelas que utilizam pilhas grandes pela durabilidade mas não se esqueça que são mais pesadas. As pequenas individuais são mais leves e praticas para segurar / carregar. Nas de mão também já existem com LED, bem mais econômicas.
As outras variações são tipo lampião (duas funções), para pilhas pequenas e grandes e as fluorescentes, que para uso de iluminação parada, indigesta para uso em caminhadas.
Tem os modelos para barraca, para interior de barracas. Um modelo muito interessante é o MAGNA LED, da Nautika, possui ímã para fixação e ótima iluminação a 3 LED. Outros tipo lampião, bem leves com utilização de pilhas pequenas e lâmpada de Kripton. Agora é só escolher a que mais agrada.

Colchões e sacos de dormir

COLCHÕES INFLÁVEIS
Atualmente os colchões de ar são excelentes opções, muito mais confortáveis que os colchonetes tradicionais, são bem fáceis de usar e guardar. Uma boa opção de colchão de ar é o ZENITE da Nautika www.nautika.com.br , este modelo já vem com inflador interno (manual).
Pode-se optar por colchões sem inflador embutido, existem várias opções: sistema de foles manuais e tipo compressor elétrico, 110 v , 220 v, recarregável ou 12 v (para uso no acendedor de cigarros do carro).
São excelentes pode-se inflar o colchão de casal em 2 minutos, super práticos. Evite os colchões de ar mais antigos, feitos de lona, que acabam retendo umidade tornando-se incômodos nos invernos mais rigorosos.

Sacos de dormir
O sacos de dormir são sempre uma melhor opção em relação a lençóis e cobertores. São mais leves, mantém melhor o calor do corpo, são fáceis de limpar e não retém umidade nos períodos de frio.
Evite portanto os sacos de dormir feitos de tecido e lona. O interessante nos sacos de dormir é o espaço que ocupa no transporte, o modelo retangular abre como se fosse um edredon, bem prático.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons